Torneio Internacional de Pesca Esportiva de Guaíra: uma aventura inesquecível no Rio Paraná

Você é apaixonado por pesca esportiva e quer viver uma experiência única em um dos maiores rios da América do Sul? Então você não pode perder o Torneio Internacional de Pesca Esportiva de Guaíra, um evento que reúne pescadores de todo o Brasil e do exterior em uma competição emocionante e solidária.

Guaíra é uma cidade localizada no oeste do Paraná, na fronteira com o Paraguai. A cidade é banhada pelo Rio Paraná, com 14.880 km de extensão e abriga uma rica biodiversidade. Guaíra é um polo de pesca esportiva, que atrai turistas que buscam contato com a natureza, aventura e lazer.

O Torneio Internacional de Pesca Esportiva de Guaíra surgiu nos anos 80, como uma forma de resgatar o turismo da cidade, que foi afetado pela construção da usina hidrelétrica de Itaipu. A usina inundou as Sete Quedas, um conjunto de cachoeiras que era considerado uma das maravilhas naturais do mundo. O torneio foi criado como um produto turístico que valorizasse o potencial do Rio Paraná e a história da cidade.

Inicialmente, o torneio era realizado no sistema de pesca e abate, ou seja, os peixes capturados eram levados para a pesagem e depois doados ou consumidos. Porém, com o passar dos anos, houve uma conscientização sobre a necessidade de preservar os recursos naturais e as espécies de peixes do rio. Assim, em 2022, o torneio mudou para o sistema de pesca e solte, conforme as normas ambientais vigentes.

Esse torneio é realizado no sistema de pesca e solte, conforme as normas ambientais vigentes. Nesse sistema, os peixes são fotografados e devolvidos ao rio logo após a captura, para garantir a sua sobrevivência e reprodução. O torneio permite pescar e soltar mais espécies de peixes do que em outros torneios, como o dourado, o pintado, o pacu e o jaú. O torneio premia os pescadores que capturarem os maiores exemplares de cada espécie.

Participar do torneio é uma oportunidade de conhecer um dos mais belos cenários do Brasil, com uma paisagem deslumbrante e uma variedade de pontos de pesca. Além disso, é uma chance de conhecer a cultura e a história da cidade, que preserva a memória das Sete Quedas e dos povos indígenas que habitavam a região. E mais: participar do torneio é também um gesto de solidariedade, pois toda a arrecadação do evento é revertida para o hospital Assiste Guaíra, uma instituição filantrópica que presta atendimentos na área da saúde para pacientes do SUS e de planos de saúde de várias cidades da região.

O Torneio Internacional de Pesca Esportiva de Guaíra é realizado anualmente, no mês de outubro, na cidade de Guaíra - Paraná. O evento tem duração de dois dias, sendo um dia para o credenciamento e a solenidade de abertura, e outro dia para a competição. A largada e chegada das embarcações é o Porto Oficial de Guaíra, que fica no Centro Náutico Marinas, na rua Bandeirantes, s/n.