Após 2 anos sem atividades, por conta da pandemia de COVID-19, a SEMTEC - Secretaria Municipal de Turismo Esporte e Cultura, voltou a realizar suas ações de cunho esportivo, cultural e turístico com toda a garra e dedicação necessária.

Esse ano que se finda foi de grandes acontecimentos, muito sucesso e resultados positivos, várias ações foram realizadas pela pasta como, execução de projetos, eventos, espetáculos, aulas, campeonatos, ampliações, adequações, melhorias, reinaugurações, e importantes lançamentos de materiais para divulgação turística.

Com grande relevância em turismo, Guaíra é o berço das submersas Sete Quedas, que compõe sua rica história e ilustra suas encantadoras belezas naturais que sempre esteve em suas veias e raízes. Essas variadas opções remetem a ótimos e inúmeros atrativos turísticos, com uma excelente rede hoteleira. O município possui uma vasta diversidade gastronômica, sendo referência na região.

O Município de Guaíra lançou um novo material de divulgação turístico da cidade. Este material conta com 4 novos vídeos que apresentam a Guaíra turística por uma comunicação moderna e belas imagens. O objetivo é auxiliar o trade turístico para a venda de Guaíra como um produto turístico.

Na questão de obras realizadas neste ano, a secretaria, por meio da Diretoria de Turismo, investiu R$ 8.609.792,95 em revitalizações no Centro Náutico Marinas, teatro e no CAV – Centro de Atendimento aos Visitantes.

Onde é feito a tradicional Festa das Nações, foram reformadas todas as 7 barracas, com troca de piso, pintura, instalação de novo lanternim, troca de madeiras danificadas, troca dos telhados, novas bancadas para as cozinhas, novos pontos de tomadas, nova iluminação, nova rede de coleta de esgoto e uma nova rede de alimentação de energia. Nas arquibancadas foi feito um novo piso em concreto no lugar da pedra irregular, pintura do piso e troca dos corrimões dos degraus das escadarias. Na passarela foi realizado a Instalação de guarda corpo e corrimão nas rampas, troca da cobertura e troca da iluminação. Foi instalado também uma nova redistribuição para abastecimento de água para os Quiosques.

O Cine Teatro 7 Quedas, recebeu algumas melhorias como, troca das louças, metais dos sanitários e novas caixas d'água.

O CAV – Centro de Atendimento aos Visitantes recebeu melhorias como, troca de telhado, piso, revestimento, pintura, novas caixas d'água, esquadrias, dois novos banheiros, nova iluminação, trocas das louças e metais dos sanitários. Já a portaria recebeu reformas como novo piso, pintura, iluminação, esquadrias das portas e janelas. Foi construído mais 3 ambientes, uma cozinha, deposito e um novo sanitário.

Na rampa que permite o acesso ao Rio Paraná, espaço em frente a antiga NEPON recebeu uma revitalização que possibilitou um melhor acesso das embarcações mesmo em tempos de baixa do rio.

A obra foi de grande importância para o XXVIII Torneio Internacional de Pesca Esportiva de Guaíra, uma vez que possibilitou não só um melhor acesso para os pescadores amadores e profissionais, que participaram do torneio, como também, os turistas que frequentam este lugar para ter acesso ao Rio Paraná.

O XXVIII Torneio Internacional de Pesca Esportiva de Guaíra, o maior torneio internacional do Estado, contou com 500 participantes. Este evento sempre é beneficente, tendo sua arrecadação toda revertida ao Hospital Beneficente Assiste Guaíra.

Guaíra também foi cede do 4º Encontro de Motorhome, organizado pelo Grupo Estradeiros do Paraná, com apoio do Município por meio da Secretaria em questão. O encontro contou com aproximadamente 400 motorhome, sendo um dos destinos mais procurados e indicado ao nível internacional aos amantes das casas sobre rodas e uma das maiores ações voltadas ao fomento turístico de Guaíra.

Outros dois grandes eventos que merecem destaque, são os esportes sobre duas rodas, a 4ª etapa do 7º Circuito Regional de Cicloturismo e o 10.º Trilhão Katetus da Lama. O cicloturismo, que registrou 600 participantes, é uma maneira muito saudável, econômica e ecológica de se fazer turismo que possibilita adquirir conhecimento de outras culturas e costumes das cidades visitadas, além de conhecer os pontos turísticos do local.

Já o 10.º trilhão registrou 148 participantes e esse esporte consiste em um percurso desafiador que exige força, habilidade, equilíbrio e muita concentração. A trilha é composta de caminhos rudimentares entre a densa vegetação, muita lama, estradas estreitas, irregulares, montanhosas, até mesmo em rios rasos. Um percurso carregado de adrenalina e de paisagens de tirar o fôlego.

Este ano de 2022 foi repleto de eventos onde a Diretoria de Turismo esteve presente, como a Expo Turismo Paraná 2022, sendo um evento completo para profissionais do Turismo, com um formato inovador do mundo contemporâneo, um novo modelo para eventos do trade turístico brasileiro. A oficina de atualização do plano Paraná Turístico 2026 da região da ADETUR - Agência de Desenvolvimento Cultural e Turístico da Região Cataratas do Iguaçu, e do Festival de Turismo das Cataratas, um dos maiores e mais respeitados eventos da área de turismo na América Latina.

Na Semana do Turismo, a diretoria realizou o trade turístico com mais de 250 alunos das escolas estaduais. O trade tem o objetivo de conhecer os pontos turísticos e um pouco da história do município.

O Museu Municipal Sete Quedas registrou 54 visitas de instituições de ensino, com acompanhamento e contextualização histórica, em parceria com a Diretoria de Turismo. Ouve também a ampliação do Horário de atendimento, de 30 horas, para 60 horas semanais;

Uma conquista muito importante para o turismo guairense, foi o Certificado Turístico que possibilita que o município entre novamente no mapa do turismo e esteja apto para receber recursos estaduais e federais para o turismo, bem como inserida no rol de divulgações e consultas do Ministério do Turismo para outras cidades, estados e países.

O novo Trade Turístico impulsiona o turismo em Guaíra, esse é um portal de registro de todos os empreendimentos nos mais diversos ramos disponíveis da cidade, como: hospedagem, bares e restaurantes, centros de convenções e feiras de negócios, agências de viagens e turismo, empresas de transporte, lojas de souvenirs.

E para fechar o ano do turismo com chave de ouro, o Aniversário de 71 anos de emancipação política do Município de Guaíra, que reuniu mais de 7.000 pessoas. Em alusão ao aniversário do município, aonde aconteceu diversas atrações como: recital de música, uma missa em comemoração aos 88 anos da Igreja Nuestro Señor del Perdón. Oficina de Caiaque, feira do artesão, Feira do Produtor e Feira Livre, Cavalgada, apresentações do Malabares Musicais e da dupla Adson e Jeferson, e por último, mas de longe o menos esperado, o grande show da noite, a dupla nacionalmente conhecida pelas suas grandes composições, Israel e Rodolfo.

Na Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, as diretorias se fundem, contudo, falar de turismo também é falar de cultura, uma vez que estão interligados entre si.

Essa interligação, pode ser analisada na história de Guaíra que muitas pessoas a confundem com a das Américas. Desde 1554 o acervo cultural municipal começou a ser escrito, e atualmente se mantém preservado por meio do bairro Vila Velha, que guarda os acontecimentos marcantes do passado por meio dos pontos turísticos, culturais. Com isso se mantém viva a rica e tradicional cultura guairense.

Ainda relacionado a cultura da cidade, pode-se citar a Fanfarra Municipal que existe desde 1991. Este ano a fanfarra participou de duas importantes disputas e alcançou mais um título internacional com a 1º Copa América de Bandas e Fanfarras, onde foi destaque e conquistou o 1º lugar nas seguintes categorias: segundo porta-bandeira, baliza e pisto. A outra disputa importante foi a 3.º CONESUL - Concurso de Estados do Sul de Bandas e Fanfarras, onde conquistou 4 premiações.

Outro grande destaque na cultura guairense sãos as ilustres figuras de miss e mister do município, nas categorias juvenil, adulto e melhor idade.

A Mini Miss, Beatriz Fréz, conquistou o título de Mini Miss Universo realizado na Colômbia, destaque também para o Miss e Mister da melhor idade que conquistou o título de 1º lugar no Concurso Regional realizado pela AMOP — Associação dos Municípios do Oeste do Paraná. A nova Miss Guaíra, Larissa Macedo, abrilhantou o palco na coroação realizada na solenidade do aniversário de 71 anos do município de Guaíra. Todos esses representantes do município esbanjam beleza e elegância.

As ações da Diretoria de Cultura, inclui as Oficinas Culturais, com Aulas de Violão, Fanfarra, Canto e Coral, teatro, arte circense, viola, instrumentos de sopro e capoeira. O objetivo é fazer com que a arte e a cultura possam ser usadas como ferramentas de inclusão social, e promover maior acessibilidade e conhecimento para diversas esferas da sociedade, seja por intermédio da música, pintura, teatro ou dança. Destaque também para as aulas de Oficinas Culturais na Vila Eletrosul, Bela Vista e Drº Oliveira Castro.

No decorrer desse ano foi realizado diversas apresentações teatrais, musicais e artísticas, um conjunto de espetáculos e histórias fascinantes. Ao todo foram 21 espetáculos também em conjunto a outros eventos, sendo eles: Família Adams com 02 Sessões; O Mágico de OZ com 03 sessões; Vovó Ponto com 02 sessões; Voo do Pássaro com 06 sessões; Cartas para Papai Noel com 01 sessão; Romeu e Julieta, 03 sessões; Um Passe de Mágica, 20 apresentações em escolas; No tanque do quintal tem um mar para Juvenal, 04 sessões; Início da primavera, 01 sessão;

A História do Teatro, 01 sessão; Um Encontro com o Amor, 01 sessão; Concertador de Bonecos, 03 sessões; Os Guardiões e a Vila Encantada, 3 sessões; A procura de Belli, 03 sessões. Arte Varietê, 02 sessões e O Mago das Mega Bolhas com 17 apresentações em escolas.

Na produção de conteúdo artístico de qualidade e fomento à atividade cultural, a Diretoria de Cultura criou o Coral Municipal que oferece gratuitamente aulas de canto e técnicas vocais. A iniciativa também gerou ações do projeto Ginga Guaíra, como apresentações em eventos e escolas e também o envio de talentos de outras atividades culturais a participar de competições, nas cidades de Toledo, Cascavel, Assis Chateubriand, Curitiba, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

A realização do 3.º FERMUG — Festival Regional de Música de Guaíra, foi um grande sucesso, foram R$ 14.000,00 de premiação em dinheiro divididos para os vencedores de cada categoria musical. Para os candidatos que passaram de faze para o 17.º FERMOP — Festival Regional dos Municípios do Oeste do Paraná, o município através da Diretoria de Cultura deu total apoio com transporte na busca de mais um título para os representantes da cidade.

Vale destacar que as atividades de artesanato movimentaram esse ano que está se findando foram realizadas diversas ações sendo elas: Início de aulas de artesanato em Bela Vista e Oliveira Castro; 11 Edições da Feira do Artesão, com atrações artísticas; Entrega de 4 Carteiras Nacionais do Artesão; Aulas de costura criativa, via chamamento público, através da SEMAS — Secretaria Municipal de Assistência Social, com a APMI- Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Guaíra; Oficina de criação de Bonecos, em parceria com a UNIPAR — Universidade Paranaense de Guaíra; Visita Técnica na “Mega Artesanal”, maior feira de artesanato do mundo, em São Paulo e a Participação no 1.º Encontro da Rede de Cooperação de Artesanato;

O município realizou a restauração do Monumento Histórico da comunidade de Maracaju dos Gaúchos. Instituiu a Lei Municipal, que cria o Concurso de Beleza Miss e Mister Guaíra e alterou a Lei Municipal 1890/2014, onde cria o Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural. Realizou o 1.º Encontro de Gestores da Cultura em Guaíra;

Foi realizado a entrega de certificados aos alunos do programa Bolsa Qualificação Cultural, que é um curso que utiliza recursos da lei emergencial Aldir Blanc, em apoio à cultura nacional, e oferece vagas para auxílios em diversos segmentos de arte e cultura, com 3 módulos de aprendizado divididos em 40 horas cada.

Centenas de pessoas prestigiaram a Festa Junina do Hospital Assiste Guaíra, uma iniciativa em prol da arrecadação para essa Associação Beneficente.

O Natal da Integração foi um sucesso de público com diversas apresentações. Vários munícipes e turistas prestigiaram o evento que contou com apresentações de música, teatro e capoeira e a ilustre presença do Papai Noel. Teve também mais uma edição da feira do artesão. Na ocasião foram entregues os certificados para os alunos das oficinas culturais que o município disponibiliza gratuitamente, foram mais de 400 certificados.

A prática de esportes auxilia na formação de conceitos como a cidadania, e as suas práticas ajudam na construção dos valores do indivíduo e na sua relação com a sociedade. O esporte também ajuda as pessoas a interagirem e darem vida à cidade onde moram, transformando o ambiente urbano em um lugar mais saudável. Gera diversos benefícios ao corpo e à mente das pessoas em seu dia-a-dia, podendo funcionar como uma válvula de escape do estresse da rotina do trabalho e dos afazeres domésticos e prevenindo o envelhecimento na idade adulta, e evitando o sedentarismo e a obesidade.

A Diretoria de esporte executou diversos eventos e projetos esportivos como: karatê, futebol suíço, futsal, voleibol, ginastica rítmica, jiu jutsu, handebol, basquete, atletismo, natação, ciclismo, stand up paddle, caiaque, slackline, corrida kids, brinca Guaíra, xadrez, aulas de zumba e ping pong.

O ano iniciou com o projeto Maestro da bola, uma parceria com a Associação Maestro e Itaipu. O projeto atendeu a 60 crianças em situação de vulnerabilidade social.

O projeto nadando em frente contemplou 70 crianças guairenses, pelo apoio e incentivo das 20 empresas que acreditam na ação, O projeto é promovido em Guaíra pelo Instituto de Esportes, por uma parceria com o governo municipal, ACIAG — Associação Comercial Empresarial de Guaíra, UNIPAR — Universidade Paranaense, ASEMUG — Associação dos Servidores Municipais de Guaíra, e as entidades privadas. A ação visa fomentar a prática esportiva da natação infantil por meio de aulas e treinos totalmente gratuitos às crianças.

O evento Mais Verão realizou competições esportivas como vôlei de praia, beach soccer, futevôlei, basquete 3×3, como também oficias de stand up paddle, caiaque, slackline, e apresentações artísticas e culturais como: karatê, capoeira e aula de zumba, além de diversos brinquedos infláveis para toda a comunidade.

Com o apoio do Município de Guaíra através da Diretoria de esportes, foram realizados diversos eventos como:

Corrida da Padroeira pela Associação dos esportistas de Guaíra com 200 inscritos; O Transparaná com Jogos de Aventura e Natureza; Copa Maracaju de Vôlei realizado no distrito de Maracaju dos Gaúchos; 3ª Etapa do Campeonato Paranaense de Tênis de Mesa; Programa Pedala Paraná — Aquece Paraná — Paraná Esporte — em alusão a campanha do agasalho; 2ª Corrida Guaíra Runners com 300 atletas inscritos; Gx Xtreme, realização de competição esportiva tipo Triathlon e duathlon com: O 4º GX Extreme, Duathlon e Triathlon revezamento com 103 atletas, o 4º GX Extreme Corrida solo, XCM solo, Duathlon e Triathlon solo com 250 atletas; torneio Beneficente realizado pela instituição vida animais com fins de arrecadar ração de fundos para auxiliar os animais em situação de abandono ou maus tratos; etapa do Xco de Bike no Centro Náutico Marinas que contou com a participação de vários atletas do município de da região, evento ao nível estadual; Gx Xtreme Kids, Corrida realizada pela Associação dos Esportistas de Guaíra. Apoio com transporte a Associação Guairense de Futsal para participação do Campeonato Paranaense de Futsal — Série Prata e Taça Paraná de Futsal; Apoio com transporte para participação de várias etapas do Cicloturismo; Apoio com transporte para diversas Corridas e competições de bike realizadas a níveis regionais e estaduais; Apoio a Associação dos Mesa-tenistas de Guaíra com transporte para participação de competições oficiais a níveis regionais, estaduais e nacionais.

Foi realizado vários eventos sendo eles: Início do Campeonato Municipal de Futsal onde participaram 22 equipes masculinas e 6 equipes femininas; Jogos escolares, fase municipal; Dia do Desafio; Início da representação nos jogos oficiais do Estados do Paraná, jogos oficiais que iniciam em meados de abril com os escolares e foram até final de novembro com a finalização da etapa estadual dos jogos abertos do Paraná, o ápice das competições foram em junho e julho; Quadrangular de Handebol, que contou com 04 equipes da região: Toledo, Santa Helena, Francisco Alves e Guaíra; Início do Campeonato Municipal de Futebol Suíço; contou com a participação de 33 equipes sendo: 22 na categoria masculino livre, 6 na categoria veterano e 5 na categoria feminino livre, totalizando aproximadamente a participação de mais de 500 atletas, fora o público presente prestigiando o evento, nos locais que receberam os jogos foi disponibilizado que a associação ou o bairro fizesse a exploração comercial da cantina, garantindo assim, um retorno financeiro para investimentos nas comunidades que sediaram as partidas; Corrida Kids que contou com a presença de aproximadamente 200 crianças inscritas, o município forneceu o kit atleta para todas as crianças como camisetas, medalhas, adesivos, bolsinha e um brinde (chocolate) arrecadado através de uma ação social em conjunto com a Simone Nether; 5º Brinca Guaíra evento em alusão ao dia das crianças; 1º Circuito Municipal de Vôlei de Praia; Open Chess Guaíra, torneio de Xadrez que contou com presenta de aproximadamente 90 enxadristas onde foi consagrado como campeão na categoria absoluto um guairense, evento disputando com

atletas das cidades de Cascavel e Toledo; Torneio de Basquete 3×3 realizado no centro Náutico Marinas; Brinca Guaíra Bela Vista; Brinca Guaíra Oliveira Castro; Festival de encerramento dos projetos, ação que envolveu mais de 500 crianças participantes dos projetos municipais, onde foram realizadas atividades recreativas e esportivas para a finalização do ano letivo dos projetos, que na ocasião foram oferecidos lanches para realizar a confraternização dos alunos.

O município também participou dos jogos oficias do Estados do Paraná, sendo eles: jogos escolares, municipal e regional, microrregional, estadual e brasileiro; bom de bola: municipal e regional; jogos da Juventude: regional e os Jogos Abertos, regional, macro e estadual.

Foram investidos R$ 148.915,03 em transporte, sendo mais de 20.000 km.

Foi instalado iluminação em LEDs nas quadras poliesportivas e do Complexo Esportivo Abel Lourenço.

O município através da Diretoria de Cultura realizou diversas reestruturações e benfeitorias como: reinauguração do Ginásio de Bela Vista com uma reforma geral; inauguração da Pista de Skate, evento que entrou para o calendário de comemoração do aniversário do município e contou com a realização de um campeonato que trouxe atletas de várias cidades da região e dos estados vizinhos; reinauguração do Campo da Vila Alta com a instalação de luminárias em LED, troca do gramado e construção de arquibancada; revitalização do Campo do Parque Hortência: com instalação de luzes de LED; Adequação da iluminação do Ginásio de Maracaju dos gaúchos em LED além de colocação de guarda corpo na arquibancada; adequação da iluminação do Ginásio Robinson Reis.

Os recursos investidos totalizam, R$ 131.600,00 para pagamentos e auxílios; R$ 69.000,00 na segunda fase do Bolsa Qualificação Cultural pelo Governo do Estado do Paraná somando 23 artistas técnicos; R$ 54.000,00 investido com artistas locais através do chamamento Público para credenciamento; R$ 6.600,00 em presentações culturais através da Correnteza Cultural do Conselho de Municípios Lindeiros; R$ 20.000,00 no Prêmio Memorial Vivência onde foram contemplados 4 artistas técnicos da cadeia produtiva da cultura, premiados pelo Governo do Estado.

A Diretoria de Cultura fica localizada anexo da Igrejinha de Pedra, no contato 44 3642-9998, a Diretoria de Esporte fica localizada no Ginásio de Esportes Róbinson Reis no contato 44 3642-1065 e a Diretoria de Turismo fica localizada no Centro Náutico Marinas no contato 44 3642-4426.

DICSI - Texto: Lindomar Vantelino / Arte: Natália Acácio / Revisão: Cintia Marques

Terça-feira,16 de Abril de 2024
Equipe Pré-Mirim de Guaíra conquista título no 1° Triangular Urso de Mundo Novo
A equipe Pré-Mirim de Futebol de campo de Guaíra conquistou o título de 1º lugar no 1° Triangular de categorias de base Urso de Mundo Novo. Sob a orientação dos professores Tito e Helton (Sonaldo), o time se destacou durante o campeonato realizado
Terça-feira,16 de Abril de 2024
Convite para a Magia do Cinema: Exibição de Pets - A Vida Secreta os Bichos 2
Você gosta de cinema? Então não perca essa oportunidade! O Município de Guaíra, via Diretoria de Cultura, pertencente a Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, convida você para a exibição do filme infantil “Pets - A Vida Secreta os Bichos 2” no
Terça-feira,16 de Abril de 2024
6ª e 7ª Rodada Do Campeonato Regional de Voleibol em Guaíra 2024
O Município de Guaíra, via Diretoria de Esportes da SEMTEC — Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura, convida toda a população a torcer e prestigiar a 6ª e 7ª Rodada Do Campeonato Regional de Voleibol em Guaíra 2024, no Módulo Desportiv
Sexta-feira,12 de Abril de 2024
Inscrições abertas para o Campeonato Municipal de Futsal 2024
O Município de Guaíra, via Diretoria de Esportes da SEMTEC - Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura, informa que as estão abertas as inscrições para o Campeonato Municipal de Futsal 2024.As inscrições estão abertas até o dia 26
Quinta-feira,11 de Abril de 2024
O Município de Guaíra divulga a apresentação de capoeira organizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura
Na tarde de hoje, 11 de abril de 2024, a Escola Municipal Júlio Levino Rodrigues, em Francisco Alves, foi palco de uma emocionante Apresentação de Capoeira, organizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com o apoio da Prefeitura Muni
Quinta-feira,11 de Abril de 2024
Batalha de Rap
Em 23 de março, os talentosos artistas do grupo Fronteira Records representaram o município em uma competição estadual de Freestyle conhecida como Batalha da Menô na capital do Estado, Curitiba. Junto com MCs de Curitiba e de outras cidades, os a
Quinta-feira,11 de Abril de 2024
4ª e 5ª Rodada Do Campeonato Regional de Voleibol em Guaíra 2024
O Município de Guaíra, via Diretoria de Esportes da SEMTEC — Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura, convida toda a população a torcer e prestigiar a 4ª e 5ª Rodada Do Campeonato Regional de Voleibol em Guaíra 2024, no Módulo Desportiv
Terça-feira,09 de Abril de 2024
Open Chess Guaíra - Circuito Regional de Xadrez
As inscrições para o 3º Open Chess Guaíra - Circuito Regional de Xadrez já estão abertasO Município de Guaíra, via Diretoria de Esporte da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultua, divulga a data para o 3º Open Chess Guaíra - Circuito Regio
Terça-feira,09 de Abril de 2024
Município realizou a 2ª e 3ª Rodada Do Campeonato Regional de Voleibol 2024
O Município de Guaíra, via SEMTEC — Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura, realizou no último sábado (06) e domingo (07), no Módulo Desportivo Municipal e Ginásio de Esportes Robinson Reis, as 2ª e 3ª rodadas do 2º Campeonato Regional
Sexta-feira,05 de Abril de 2024
Misses de Guaíra se Destacam no Pequena Miss Brasil 2024
O Município de Guaíra, por meio da Diretoria de Cultura da SEMTEC - Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura, tem a honra de parabenizar as talentosas misses Michelly Vitória Santos, de 12 anos, e Gabrielly Vitória Santos, de 4 anos, pel