Neste mês de novembro de 2023, especificamente no dia (14), o pujante Município de Guaíra completa 72 anos de emancipação política, porém desde os anos 1500 já se tem registros de sua rica e imponente história.
Guaíra é uma terra linda e abençoada, de glória e muita beleza, que a todos encanta. Conhecida por sua nobre história, belezas naturais, cultura, educação, segurança, saúde, infraestrutura, qualidade de vida e seu desenvolvimento sustentável. Diariamente, trabalha com a sólida consciência que segue no caminho do sucesso, impulsionada por sua rica trajetória em direção ao futuro.
A história de Guaíra começa a centenas de anos atrás, com registros históricos datados nos anos de 1500, e desde sua descoberta traz consigo uma rica cultura, contos, lendas e conflitos. Uma cronologia de glória, choro, luto e superação.
O Município de Guaíra em um curto período de tempo teve sua era de grande notoriedade, em que o mundo todo conhecia a terra das majestosas 7 Quedas, o maior conjunto de quedas em volume de água do planeta, onde turistas vinham de diversos países para conhecer e deslumbrar uma das maiores criações da natureza. Era um espetáculo.
E do dia para noite Guaíra viu as 7 Quedas serem engolidas pelas águas que dariam lugar ao lago que represaria o Rio Paraná para a futura Hidrelétrica de Itaipu. Guaíra mais uma vez entra para o livro dos recordes, e segundo o Guinness World Records, a “maior cachoeira submersa”. Foi um grande baque, a cidade parou.
Guaíra não desistiu, movida pelos que ainda acreditavam na superação e em um futuro promissor, Guaíra se ergue do chão, sacode a poeira, e segue em frente.
Hoje o município é centrado no agronegócio, comércio, turismo e logística, com grande destaque e relevância na região, considerado um centro de influência nos municípios vizinhos que salienta alta consistência.
Guaíra também é a “Capital da Pesca Esportiva”, com uma grande variedade de peixes. Conta com toda a estrutura e hospitalidade de uma cidade preparada para receber turistas que desejam além de simplesmente relaxar, conhecer um pouco mais da história da colonização e viver em contato com a natureza. O Município também de destaca pela grande diversidade gastronômica, hotéis, bares, transporte rodoviário e aéreo.
A cidade está entre os cinco municípios que mais cresce na região. Seu desempenho econômico e o grande número de novas oportunidades claras de negócios são alguns fatores de relevância. O município acumula mais admissões que demissões, com um saldo positivo de contratações. Até o atual momento, houve registro de mais de 60 novas empresas na cidade, e atualmente com, 2.248 micro empreendedores individuais ativos. Guaíra tem o 5º melhor desempenho em termos absolutos.
Ainda, possui mais de 4,9 mil empregos com carteira assinada. A ocupação predominante destes trabalhadores é, vendedor de comércio varejista, de combustível e supermercados, administração pública, em geral, restaurantes, bares, transporte rodoviário, auxiliar de escritório, professor de nível médio no ensino fundamental, serviços especializados para construção, entre vários outros.
Dentro de sua área de influência, a cidade se destaca como um grande corredor para logística de transportes. O PIB da cidade é de aproximadamente de R$ 1,1 bilhões, resultado dos serviços de agropecuária, administração pública, indústria, comércio e turismo, sendo o 3º município mais populoso da região, com mais de 32 mil habitantes.
Guaíra também recebe uma participação de 8% dos royalties da Usina de Itaipu, divididas em 12 cotas pagas durante o ano, uma compensação ao Município de Guaíra pela perda da atração turística do Salto de Sete Quedas que ficou submerso na construção do reservatório de Itaipu. Vale ressaltar que, 2023 marca o fim do período de 50 anos de vigência do Anexo C do Tratado de Itaipu, o documento regulamenta, entre outros pontos, o pagamento de royalties aos municípios lindeiros ao lago da usina, e deve ter seu acordo discutido pelos governos de Brasil e Paraguai, por conta do possível fim do pagamento da compensação financeira.
Guaíra, segue firme, rumo ao futuro promissor, com destino a caminhos de sucesso, e busca cada vez mais um desenvolvimento econômico sustentável e qualidade de vida para os habitantes.