O Município de Guaíra comunica que, a partir desta sexta-feira, dia 1º de novembro, a pesca será proibida por quatro meses, em respeito ao período de reprodução dos peixes, a piracema.
A Diretoria de Meio Ambiente da SEMAIM (Secretaria Municipal de Agropecuária, Infraestrutura e Meio Ambiente) e a Diretoria de Pesca e Aquicultura da SEDE (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego) e a Diretoria de Turismo da SEMTEC (Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura), reforça as medidas informativas e de conscientização, para o ciclo reprodutivo das espécies de peixes na região.
A Diretoria de Meio Ambiente reforça a importância da conscientização dos pescadores e da população quanto ao respeito à legislação vigente. Em parceria com o CORIPA (Consórcio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência) e o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), o município destaca que este período é essencial para a manutenção do equilíbrio da fauna aquática.
O IAT (Instituto Água e Terra) conduzirá ações de fiscalização rigorosas ao longo dos quatro meses de restrição, para coibir práticas ilegais e de preservação do ambiente natural para a reprodução dos peixes. Este esforço faz parte de uma política ambiental integrada que reforça o compromisso com a preservação dos recursos hídricos e o futuro da pesca sustentável.
A liberação para a pesca ocorrerá somente após o fim da piracema, a partir de 1º de março de 2025. A colaboração de todos é fundamental para o sucesso desta iniciativa de conservação.
Para maiores informações, entre em contato com a Diretoria de Pesca, localizada no Paço Municipal, Avenida Coronel Otávio Tosta, n° 126, Centro, telefone (44) 3642-9926 ou na Diretoria de Meio Ambiente, localizada no CAM - Centro Administrativo Municipal, na Av. Thomaz Luiz Zeballos, n° 2000, Centro, telefone (44) 3642-0010.