O Salto de Sete Quedas foi a maior cachoeira do mundo em volume de água, até o seu desaparecimento com a formação do lago da Usina Hidrelétrica de Itaipu.

A região era um local estratégico para o controle do território. Conta a história que no momento da invasão europeia um poderoso cacique chamado Canindeyú controlava a passagem de homens e mantimentos pelas trilhas que contornavam os saltos. 

Entre os episódios mais marcantes que se desenrolaram neste cenário, podemos citar a marcha indígena do século XVII, em fuga aos ataques dos sanguinários bandeirantes; ou, então, o martírio da falida Cidade Real do Guairá, abandonada à própria sorte pela coroa espanhola.

Mas o episódio de maior relevo, no entanto, teve início em 13 de outubro de 1982, com o represamento do Rio Paraná. Durante 14 dias, o Paranazão bravamente lutou para recuperar sua liberdade, usurpada por uma barreira de 196 metros de altura e oito quilômetros de extensão.

Em 26 de outubro de 1982, as águas do lago chegavam aos saltos. No dia seguinte, às dez horas da manhã, o último centímetro de rocha era coberto pelo charco barrento, vermelho...