O Município de Guaíra, por meio da Diretoria de Cultura da SEMTEC – Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura e Conselho Municipal de Políticas Culturais de Guaíra, realizou no sábado, 26 de julho, a 2ª Conferência Municipal de Cultura, na Barraca Brasileira, localizada no Centro Náutico Marinas. O evento foi marcado por intensa participação popular e institucional, reafirmando o compromisso da cidade com o fortalecimento de políticas públicas culturais construídas de forma democrática, inclusiva e coletiva.
A conferência contou com a presença de conselheiros de cultura, artistas, gestores públicos, produtores culturais, representantes da sociedade civil e autoridades municipais, além de cidadãos e cidadãs que reconhecem na cultura uma ferramenta de transformação e pertencimento.
A programação teve início com uma apresentação do Duo Malabares Musicais, projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc, seguido da composição da Frente de Honra. Estiveram presentes no dispositivo oficial o prefeito Gileade Gabriel Osti, o vice-prefeito Luis Carlos Lima (Ferroquina), a secretária de Turismo, Esporte e Cultura, Ana Foletto, a diretora de Cultura, Vanessa Danelon e o coordenador das Oficinas Culturais, Evanildo Vieira.
Em suas falas, as autoridades destacaram a importância do momento como espaço de escuta, diálogo e construção coletiva, e que que a cultura é um direito de todos e deve ser promovida com base na diversidade, identidade local e participação popular.
Durante o evento, a secretária Ana Foletto apresentou um panorama das políticas culturais desenvolvidas desde a 1ª Conferência, realizada em 2023, e destacou os avanços conquistados, os projetos executados, os desafios enfrentados e as perspectivas para os próximos anos.
Na sequência, a diretora de Cultura, Vanessa Danelon, fez um balanço detalhado da aplicação dos recursos da Lei Aldir Blanc no município, onde evidenciou a importância do fomento direto a artistas, coletivos e ações que enriqueceram o cenário cultural local.
Um dos momentos mais significativos da conferência foi a posse dos novos membros do Conselho Municipal de Política Cultural, gestão 2025–2027, com representantes do poder público e da sociedade civil organizada, eleitos democraticamente para contribuir com a formulação e acompanhamento das políticas culturais do município.
A conferência seguiu com a divisão dos participantes em grupos temáticos, baseados nos eixos estruturantes das políticas culturais:
Democracia e Direito à Cultura;
Identidade, Patrimônio e Diversidade Cultural;
Cultura e Desenvolvimento Sustentável;
Cultura e Territorialidade;
Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade.
Os grupos discutiram propostas, identificaram desafios e sugeriram soluções que integrarão o plano de ação da cultura municipal. Ao final, representantes de cada grupo compartilharam suas conclusões com os demais participantes.
O encerramento foi marcado por uma nova apresentação do Duo Malabares Musicais, com leveza e arte ao fim dos trabalhos. Em seguida, a servidora Zélia Gladis Zanelato realizou a leitura da Ata Oficial da 2ª Conferência Municipal de Cultura, e registrou formalmente todas as etapas, decisões e propostas deliberadas durante o evento.
A conferência destaca o fortalecimento do Sistema Municipal de Cultura, e Guaíra é referência na construção de políticas culturais participativas, pluralistas e comprometidas com o desenvolvimento social, artístico e humano.
Para matrículas nas oficinas, sanar dúvidas, ou outros assuntos relacionados a pasta cultural do Município de Guaíra, entre em contato com a Diretoria de Cultura no telefone: (44) 3642–9998, que também é WhatsApp, ou no prédio da antiga Guarda Municipal, ao lado da Igrejinha de Pedra, localizada na Avenida Avenida Francisco Murtinho, nº 413, Vila Velha.