O Município de Guaíra por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura (SEMTEC) de Guaíra conclui os primeiros 100 dias da gestão 2025-2028 com resultados expressivos nas três frentes que compõem sua atuação.
A Diretoria de Atividades Turísticas concentrou seus esforços na retomada do protagonismo turístico de Guaíra. Entre os destaques, está o planejamento da 46ª Festa das Nações, com designação da nova Comissão Central Organizadora e levantamento completo das licitações necessárias para a realização do evento e contratação de atrações, infraestrutura e serviços essenciais.
Outro ponto forte foi a atualização do Município no Mapa do Turismo Brasileiro, ação que garante a permanência de Guaíra entre os destinos reconhecidos nacionalmente. Paralelamente, a equipe da SEMTEC também elaborou o calendário de eventos turísticos para 2025, com atenção às potencialidades locais e ao estímulo à economia criativa.
No Centro Náutico e Recreativo Marinas, foram realizadas melhorias estruturais, como a continuidade das obras da rampa de acesso aos pavilhões, além da manutenção contínua do espaço, que visa conforto e segurança para visitantes e atletas.
A Diretoria de Esporte e Lazer teve um início de gestão marcado por inclusão, estruturação e participação comunitária. Foram quase mil atendimentos registrados nos projetos esportivos mantidos pelo município – com 694 alunos matriculados e 249 na lista de espera.
Com destaque para o Festival de Verão Guaíra 40º, Transparaná e os campeonatos municipais e regionais de futsal, voleibol, atletismo e ciclismo, a cidade movimentou atletas e visitantes em diversas modalidades. Também foi realizada a fase municipal dos Jogos Escolares, com classificação das equipes guairenses para as etapas regionais.
Na infraestrutura, foram iniciadas e concluídas obras em quadras, campos, bebedouros e vestiários em diferentes bairros, como Vila Rica, Parque Hortência e Jardim Internacional. A aquisição de materiais esportivos e o fomento ao esporte amador também receberam investimentos diretos, com total R$ 689 mil até o fim de março.
Na Cultura, a gestão iniciou a estruturação do Sistema Municipal de Cultura, que já permite o cadastro de artistas, coletivos e associações. Também foi criado o Fundo Municipal de Cultura, que vai facilitar o financiamento de projetos e ações ao longo do mandato.
O Cine Teatro Sete Quedas passa por processo de revitalização, com troca das poltronas, visita técnica para troca das cortinas e futura aquisição de novo sistema de som e iluminação. O espaço também já recebeu os primeiros espetáculos do calendário 2025.
O setor ainda realizou o lançamento da 46ª Festa das Nações, também deu apoio a eventos locais. O artesanato local entrou na pauta por meio de um projeto de lei que cria a Política Municipal de Incentivo ao Artesanato (PMIA), atualmente em estudo.
Os primeiros 100 dias são apenas o começo de uma gestão que avança ainda mais em diversas conquistas para a população guairense, com ações conectadas ao desenvolvimento sustentável, à inclusão social e à valorização dos talentos locais.