O Município de Guaíra, por meio do Gabinete do Prefeito, da Procuradoria Jurídica, da Diretoria de Turismo da SEMTEC – Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura, da SEPLAN – Secretaria Municipal de Planejamento, e da SEMAIM – Secretaria Municipal de Agropecuária, Infraestrutura e Meio Ambiente, apresentou na quinta-feira, 16 de abril, no salão de reuniões do Hotel Deville, o projeto de construção da Rampa Náutica de Acesso a Embarcações no Rio Paraná, no tradicional Porto de Paragem.
O evento contou com a presença de diversas autoridades locais, empresários, pescadores profissionais e guias turísticos, todos mobilizados em torno de um projeto aguardado há anos pela população guairense. Na ocasião, o prefeito destacou que o município foi oficialmente contemplado com o Contrato de Concessão de Uso do Porto de Paragem por 20 anos, conforme publicado no Diário Oficial da União, com possibilidade de renovação. Além disso, o Município, por meio de sua Procuradoria Jurídica, está em tratativas para obter a concessão definitiva da área.
Como etapa inicial, será construída uma Rampa Náutica provisória, com base em licença ambiental simplificada de porte pequeno, com área de aterro de 3.000 m² e estrutura de rampa com 7x30 metros (total de 210 m²). Esta estrutura visa atender, com agilidade, a necessidade urgente de um ponto estratégico de acesso ao Rio Paraná, enquanto se aguarda a liberação das licenças ambientais mais complexas para a construção da estrutura definitiva.
O anteprojeto principal, que está atualmente em análise técnica e ambiental, prevê a construção de uma megaestrutura náutica no local, que vai destacar o Porto de Paragem um ponto de referência regional para atividades fluviais, turísticas e esportivas. Paralelamente, o Município também já recebeu autorização do Governo do Estado do Paraná para a destinação de verba financeira para a construção de um Píer de 40 metros, que será integrado à estrutura do local.
A construção da nova rampa representa um avanço estratégico para o desenvolvimento do turismo e da economia local, além de beneficiar diretamente os pescadores, guias turísticos, esportistas náuticos e operadores de turismo regional. A localização privilegiada do Porto de Paragem permitirá acesso facilitado ao Rio Paraná, inclusive para embarcações de maior porte, o que fortalece Guaíra como referência em turismo náutico e pesca esportiva no Paraná.
A administração municipal destaca que este é um projeto construído com responsabilidade técnica, legal e ambiental, fruto de anos de esforços, planejamento e articulação institucional, com destaque no potencial turístico e econômico de Guaíra, sempre com foco no desenvolvimento sustentável e na valorização dos recursos naturais.